Aguarde...

Benvindos Benvindos

Caracterização

A Vacariça é sede de Freguesia com área de 177 hectares a pertencem actualmente mais 9 lugares: Carreira, Lameira de S. Geraldo, Lograssol, Pego, Quinta do Vale, Vacariça, Quinta do Valongo, Santa Cristina e Travasso.

A freguesia da Vacariça, situa-se no concelho da Mealhada, distrito de Aveiro a 18km de Coimbra e a 45 de Aveiro, junto a serra Buçaco.

Confronta com as freguesias de Luso e Mealhada a norte, Casal Comba a este, Pampilhosa a sul e Luso e Botão a oeste.

Localizando-se a Freguesia de Vacariça no Concelho da Mealhada, com boas acessibilidades, rodoviárias e ferroviárias, perto de Coimbra e de Aveiro, podemos afirmar que existe pouco desemprego nesta Freguesia.

Para além disso na própria Freguesia, existem industrias importantes, que contribuem para o empregabilidade  e o desenvolvimento desta região, salientando-se entre elas a Sociedade da Água do Luso (engarrafamento de águas- ÁGUA DO LUSO (aqui fazer um link para o símbolo das 4 MARAVILHAS DA MEALHADA – está no site da CMM), localizada na Vacariça e a Cinca (cerâmica) , localizada no Travasso.

Para além da agricultura, através do cultivo de produtos cerealifícos, e da vitivinicultura – onde se destaca a Quinta do Valdoeiro, na Quinta do Valongo, pertencente às Caves Messias, destacamos também a restauração - , bem como outro tipo de actividades tais como empresas de transporte de mercadorias, e de comércio.

Caracteriza-se por ser uma freguesia na sua maioria de cariz agrícola, destacando-se a vitivinicultura, a produção de milho e outros produtos hortícolas, a produção de azeite e a silvicultura.

Na vitivinicultura tem destaque a Quinta do Valdoeiro,, situada na Quinta do Valongo, propriedade das Caves Messias na Mealhada.

No sector industrial destacamos a Sociedade da Água de Luso, localizada na Quinta do Cruzeiro- Vacariça, onde se procede ao engarrafamento da Água de Luso e Água do Cruzeiro. 

No Travasso está localizada uma outra unidade industrial de grande importância- que é CINCA- produção cerâmica.

 

EQUIPAMENTOS

 

A Freguesia de Vacariça está dotada de várias infra-estruturas: A nível escolar possui uma escola do ensino básico, na Vacariça e duas Pré-Escolas: uma na Vacariça e outra na Quinta do Valongo.

 

Loja CTT em parceria com JUNTA FREGUESIA DE VACARIÇA 

Horário: Dias úteis : 09:00 - 12:30 , 14:00 - 17:30

Na Casa do Povo da Vacariça (IPSS) funciona um ATL e um Centro de Dia para idosos com a valência de apoio domiciliário.

Na Vacariça, existe a extensão do Centro de Saúde da Vacariça (localizada no edifício da Casa do Povo da Vacariça); uma Farmácia (Farmácia do Foral), uma praça de táxi; uma caixa multibanco (ATM) , estes localizados no edifício da sede da Junta.

Na Vacariça localiza-se o cemitério, que cobre a totalidade das nove povoações da Freguesia, bem como uma Casa Mortuária, para apoio à Freguesia.

Na Freguesia existem actualmente 2 campos de Jogos com relvado sintético: um localizado no Travasso  (pertencente à Junta de Freguesia) e outro localizado no Pego (propriedade do Arcap – Associação com sede no Pego).

A Casa do Povo da Vacariça possui um Pavilhão Gimno Desportivo, onde se pratica andebol (Secção de Andebol Juvenil da Casa do Povo da Vacariça) e Futsal.

A Freguesia de Vacariça dispõe dum espaço situado no Travasso, onde no 2º domingo de cada mês se realiza uma Feira mensal (comércio).

Para o lazer  e convívio a Freguesia dispõe de 2 Parques de Merendas – o Parque de Merendas Moinhos do LograssoL e Parque de Merendas de Santa Cristina.

Existem parques Infantis ao ar livres, nas Povoações da Freguesia.

É ainda esta freguesia servida pela BIBLIMÒVEL(biblioteca móvel). 

 

ACTIVIDADES ECONÓMICAS

• Engarrafamento de Águas Minerais e de Nascente

• Indústria Cerâmica

• Agricultura: Vitivinicultura, Cultivo de produtos agricolas, azeite, exploração florestal

• Comércio em geral

• Restauração

• Transporte de mercadorias

 

ACESSOS:

As vias de acesso à freguesia da Vacariça são através da EN n.º 1 na Mealhada via E.M para Vacariça, da EN n.º 336 de Pampilhosa do Botão a Luso. Se optar pela Auto-Estrada, sai na portagem da Mealhada, entrando na EN234,seguindo em direcção a EN1, e depois encontrará indicações de Vacariça.

Caso opte pelos Caminhos de Ferro Portugueses, tem a estação da Pampilhosa como referência, pois ali passam comboios provenientes de Norte e Sul de Portugal, podendo depois apanhar um táxi mesmo á saída da estação.

É também possível o acesso através da linha da beira Alta, nos apeadeiros da Quinta do Valongo e do Pego. 

 

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.