Aguarde...

Benvindos Benvindos

Turismo

Sendo a Vacariça uma terra com mais de 1000 anos de história, facilmente se perceberá que esta é uma Freguesia com uma riqueza arquitectónica impar, desde a Igreja Paroquial ás Capelas pelos diversos lugares da Freguesia, a oferta é muita e bastante diversificada. Parques de merendas são vários, oferecendo uns momentos de silencia e paz na companhia da sua família e amigos, tendo em conta que estes lugares estão equipados com todas as condições para ali poder confraternizar, fazer um bom churrasco e as crianças ali também têm o seu espaço. Fontes e Cruzeiros também são bastante comuns em Vacariça, assim como lavadouros antigos, merecedores também de uma visita. 

 

A gastronomia do Concelho é conhecida além fronteiras, sendo que a Vacariça é rica em iguarias e o bom vinho da terra é o companheiro ideal para as deliciar. 

As festas da Freguesia são também um convite para uma visita, pois são várias, distribuídas pelos vários lugares da Freguesia.

 

O património humano afirma-se como do mais rico que aqui pode encontrar, pois em cada lugar encontrará pessoas humildes e hospitaleiras.

 

EVENTOS ANUAIS

 

•  FEIRA MENSAL DO TRAVASSO : 2º Domingo de cada mês 

 

•  FEIRA ANUAL DE GASTRONOMIA E ARTESANATO : 1º fim de setembro

 

•  Páscoa, Nossa Senhora no 1º Domingo de Maio, Corpo de deus festa móvel, na própria quinta-feira, dia santo e feriado nacional e o Santo António no último Domingo de Junho.

 

•  CARREIRA – S. João a 24 de Junho.

 

•  PEGO – ALMAS DA LAPA (Maio).

 

•  LOGRASSOL – Santo António a 13 de Junho, ALMAS DO PEDERNAL (Abril) e ALMAS DO CARANGUEJO

 

•  LAMEIRA DE S. GERALDO – S. Geraldo a 3 de Dezembro e Nossa Senhora da Encarnação em Setembro.

 

•  PEGO – S. Tiago a 25 de Julho e Almas da Lapa num Domingo de Maio.

 

•  QUINTA DO VALONGO – Senhor da Vida a 25 de Dezembro e Nossa Senhora do Livramento em Maio.

 

•  QUINTA DO VALE – Nossa Senhora da Saúde a 15 de Agosto.

 

•  SANTA CRISTINA – S. Bento e S. António no 1º ou 2º Domingo de Junho.

 

•  TRAVASSO – Imaculada Conceição a 8 de Dezembro, Santo António a 13 de Junho e a romaria a Santo Amaro no 1º Domingo depois de 15 de Janeiro.

 

A VISITAR:

 

•  Igreja Paroquial da Vacariça

A Igreja Paroquial da Vacariça, no Concelho da Mealhada e Distrito de Aveiro, deve ser uma construção posterior a 1280, transição do antigo Mosteiro da Vacariça. A igreja foi totalmente reformulada entre os séculos XVII e XVIII, e desta última centúria definem-se vários elementos arquitectónicos, destacando-se o púlpito, da primeira metade de mil e setecentos. Este é bastante decorado, com folhas de acanto e uma águia na bacia de pedra. Das talhas, refira-se o ambiente de riqueza que transpira do revestimento do corpo da igreja, repartido com quarenta caixotões setecentistas com molduras decoradas e os claros pintados com cenas da vida de Cristo e de Nossa Senhora, mas de cunho artesanal, bem como os retábulos. Das imagens referenciam-se: a estátua de S. Vicente, em pedra, dos meados do século XVI; a Virgem do Rosário com o Menino, em madeira, do século XVIII; e uma Cruz da Fábrica, relíquia antiquíssima em baixo relevo de prata, que é sem dúvida, a mais rica destes sítios.

 

Capela de Nossa senhora da Conceição - TRAVASSO 

Capela dedicada a Nª Sª da Conceição, com grande presença devido ao destaque dado, pela torre sineira, que se ergue no eixo central do templo. 

Porta de entrada com formado ogival, à qual se sobrepõe um vitral de forma circular. A fachada principal foi revestida de azulejo azul e branco. 

 

•  Capela de S. João - Carreira

Capela de arquitectura simples de feição rural, apresenta um pequeno telheiro apoiado em duas colunas cilíndricas de pedras, que cobre a porta de entrada.

 

•  Capela de S. Tiago - PEGO

Capela dedicada a São Tiago, erigida numa elevação, facto que lhe confere uma maior presença na paisagem. De arquitectura simples, muito difundida no meio rural, ostenta cantaria de valor a moldurar o vão da entrada principal.

 

•  Capela de São bento

Capela dedicada a São bento, de arquitectura simples, muito comum no mundo rural onde insere, não deixa de sergir como elemento agradável na paisagem. Observa-se a seguinte inscrição: “Fundada em 1657 e reformada em 1842

Restaurada no exterior em 1993”:

 

•  Capela do Senhor do Cruzeiro

Capela de planta octogonal, única no concelho, que se insere no eixo de uma via. Cobertura em telha cerâmica. Os elementos de cantaria são apresentados com grande qualidade.

 

•  Capela em honra do Senhor da Vida - VALONGO

Capela dedicada ao Nosso Senhor da Vida, de arquitectura simples de feição rural. Destaca-se o original campanário em jeito de pequeno telheiro, bem como o luzeiro sob a porta principal.

 

•  Capela em Santa Cristina

 

•  Capela Lameira de S. Geraldo

Capela dedicada a São Geraldo, com linhas arquitectónicas muito simples de feição rural, onde se destaca um pequeno telheiro que cobre a entrada principal, apoiado em duas colunas de pedra. Telheiro este que é certamente uma intervenção recente.

 

 

•  Capela Nº Senhora da Saúde – Quinta do Vale

Capela dedicada a Nª Sª da Saúde erguida, no ano 1998, de construção simples com torre sineira de linhas muito direitas.

 

•  Capela Santo António - LOGRASSOL

Reconstruída na 2ª metade do Século XIX

Capela de arquitectura simples de feições rural mas com presença destacada no meio. Apresenta modesto campanário em corpo adjacente à capela.

 

•  Pelourinho da Vacariça

Situado no Largo Visconde de Valdoeiro - Vacariça, desde 3 Junho 1929, é um monumento que simboliza a história da Vacariça. No pilar com uma esfera está o brasão da Vacariça, nas quatro faces da memória, estão gravados também uns pequenos brasões; da Nacionalidade Portuguesa; da Cruz de Malta; das Cinco Chagas de Cristo e do brasão da Mealhada e as legendas sobre a história da Vacariça

 

•  Solar da Vacariça

O Solar da Vacariça é uma casa senhorial agrícola, cuja origem remonta ao séc. XVI, tendo sofrido ampliações nos séc. XVIII e XIX. 

Teve ao longo da sua história períodos de grandeza e de abandono, correspondentes às épocas em que os seus proprietários o habitaram ou se retiraram No dia 23 de Agosto de 1704 nele pernoitou o Rei de Portugal, D. Pedro II, por ocasião da Guerra de Sucessão de Espanha. Os motivos desta deslocação de El-Rei à Vacariça são narrados em grande detalhe por Pinho Leal, na entrada Vacariça do seu monumental Portugal Antigo e Moderno, mas onde infelizmente nada diz dos donos da casa onde ficou.

Atualmente é turismo de habitação.

 

•  Templo da Congregação Cristã em Santa Cristina

Templo de culto da Congregação Cristã em Portugal, edificado de construção cuidada e com uma importante volumetria.

 

 

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.