Junta de Freguesia de Vacariça Junta de Freguesia de Vacariça

Associativismo

•  Casa do Povo da Vacariça

A Casa do Povo da Freguesia de Vacariça  foi fundada em 23/07/1965.

No ano de 1980 adquiriu um Solar do século XVII (Solar dos Viscondes do Valdoeiro), onde tem a sua sede e instalações.  É em 1991 que começa realmente o desenvolvimento de actividades sociais com a abertura da Valência de Centro de Dia. Desde a sua criação que a instituição se foi afirmando cada vez mais como um espaço de promoção da vida comunitária de interligação com as pessoas e os serviços existentes, criando um suporte de apoio à comunidade em geral. Através de um trabalho interinstitucional, articulado com organismos públicos e privados, visa a resolução de problemas, promovendo a solidariedade e a justiça entre indivíduos  Hoje é uma IPSS com metas muito coerentes, cujos objectivos principais são: o desenvolvimento de actividades de protecção à infância, juventude, população idosa e/ou deficiente e comunidade em geral. Para além do Centro de Dia para Idosos, a Casa do Povo da Freguesia de Vacariça presta apoio domiciliário, com prestação  de cuidados de higiene, serviço de  refeições, lavagem de roupa. Nas instalações da Casa do Povo da Vacariça funciona também o Centro de Saúde da Vacariça e o ATL, para crianças a frequentar o Jardim de Infância e EB da Vacariça.

•  Centro Desportivo, Recreativo e Cultural da Quinta do Valongo

Com sede na Quinta do Valongo, esta Associação dedica-se também a atividades de carater desportivo e recreativo. Dispondo de um Pavilhão  coberto polivalente, ainda totalmente concluído, tem ainda um campo de jogos de futebol.

•  Centro Recreativo Lameirense

O Centro Cultural e Recreativo Lameirense  foi fundado em 17 de Maio de 1993.

Tem a sua sede na Lameira de S. Geraldo.  Dedica-se a atividades de carater recreativo, tais como torneios  de malha no cepo, sueca, passeios de bicicleta , jogo da vacada

•  CRDCT – Centro Recreativo, Desportivo e Cultural do Travasso

O Centro Recreativo, Desportivo e Cultural do Travasso foi fundado em 25 de Abril de 1946. Tem a sua sede no Travassinho, onde dispõe atualmente de um bar  e de salão de baile quase concluído.

Esta Associação dedica-se a recreativas

•  Grupo Cénico de Santa Cristina

O Grupo Cénico de Santa Cristina tem a sua sede em Santa Cristina, no Largo de S. Bento. Dedica-se a atividades culturais, em que destaca particularmente o teatro e também atividades de carater recreativo, com envolvimento da população.

Exemplos  destas atividades são: a descida  do Rio Mondego , a matança do porco, passeios de bicicleta.

•  Secção de Andebol da Casa do Povo da Freguesia da Vacariça

Desde há uns anos, que funciona na Casa do Povo da Vacariça, a Secção de Andebol. Esta Secção de Andebol, sendo a única a nível Concelhio, destina-se sobretudo às camadas jovens.

•  Junta de Regantes do Luso - Vacariça - Mealhada

•  Clube de Caçadores de Travasso